Sim, eu chorei. Foi por um pouco de alegria, por um pouco de tristeza... Mas, sem dúvida, foi por muita saudade! Saudade de quando eu tinha apenas oito anos, de quando a vida era mais simples, mais fácil. Eu era criança e o mundo era grande e era do tamanho do meu quarto.

Eu quase nunca choro, mas hoje chorei. Chorei porque descobri que já se passaram 20 anos! No entanto, as lágrimas só correram porque tiveram um catalisador: o especial da Xuxa na tevê. Porém, eu confesso, nunca fui muito fã da Xuxa. Gostava dela, gostava do seu ?Xou?, mas se fosse um especial do Bozo, eu teria chorado tanto quanto. Eu assistia ao programa mesmo era por causa dos desenhos. Thunder Cats, Super Amigos, He-Man, She-Ra, Galaxy Rangers e por aí vai.

O detalhe é que a cantoria diária de ?quem quer pão...? se tornou um dos ícones da infância nos anos 80 e o especial de 20 anos me fez lembrar como era boa a vida de criança! Em algum momento a gente sempre se lembra... A vida era brincar, ver desenhos animados e ir à escola (o que pra mim também era uma grande brincadeira).

Não chorar, foi impossível. Eu lembrei das travessuras, das bagunças, dos castigos, dos passeios, dos amores, dos amigos. As lembranças às vezes machucam, mesmo as boas. É difícil não perceber que você está ficando velho... Não dá mais pra aprontar. Não dá mais pra resolver os problemas com aquele olhar de piedade, aquele em que os olhos ficam grandes e brilhantes, que a gente tanto usava quando sabia que estava enrascado.

Os amigos se casaram, os amores se casaram e eu já estou formado (duas vezes!). Não moro mais com meus pais e tenho que me virar sozinho. Pagar as contas, limpar a casa, lavar as louças, a roupa... Antes, tudo simplesmente acontecia, como se fosse obra de uma Fada (essa era a mamãe querida!). Alguma mágica era feita e a roupa estava limpa, a comida estava pronta e tudo era de graça!

Hoje eu chorei. Chorei porque cresci. O engraçado é que chorei porque fui feliz, muito feliz! Chorei porque sou feliz, porque tudo deu certo e isso, é resultado daqueles anos queridos. Só uma coisa deu errada. O tempo passou. Ah, como seria bom ter controle sobre o tempo... Mas ele é inexorável e não pode ser detido.
Eu quero chorar de novo. Daqui a dez anos, daqui a 20 anos, 30, 40, 50 anos... Vale a pena quando o motivo é bom. Se eu voltar a chorar porque vivi bem, porque minhas memórias são intensas e positivas, porque conquistei os meus sonhos, porque deixei no mundo uma impressão construtiva; vou chorar de alegria. Quando é assim, a gente quer mesmo ficar com os olhos molhados. Sempre que puder.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROCURADO! GOLPISTA! THIAGO HENRIQUE DE SOUZA