O YouTube Está Matando o Jornalismo
Esse feedback é uma reclamação sobre a monetização que enviei diretamente à equipe do YouTube. A forma atual de classificar os vídeos como restritos à monetização está matando a liberdade de imprensa. Está ficando impossível fazer jornalismo no YT. Qualquer matéria com cunho policial está sendo derrubada para anúncios, ficando restrita. Isso é tão ridículo que no YouTube essas matérias ficam sem anúncios enquanto a mesma reportagem é transmitida em canais abertos da TV na hora do almoço, entre comerciais de brinquedos e parques de diversão! Os anunciantes gastam milhões disputando espaço em programas como Cidade Alerta, Jornal da Band e Jornal Nacional para mostrar seus produtos, junto a reportagens policiais que são exibidas no horário nobre, com as crianças na sala! O jornalismo policial sempre foi a base da formação da audiência nos telejornais e os números dos vídeos no próprio site do YouTube confirmam isso, mas a forma atual de classificar os vídeos vai matar o jornalismo no YT.
Concordo plenamente que incentivo ao ódio, ao nazismo, à misoginia, ao terrorismo e outras condutas semelhantes devem ser banidas da plataforma. Porém, a restrição aos anúncios está tão agressiva que basta citar ou escrever a palavra "polícia" que o vídeo está morto para anunciantes, mesmo que não tenha palavrões, tiros, sangue, exposição de cadáveres ou incentivo à praticas negligentes ou arriscadas. Mesmo nos vídeos onde estão claramente mencionados os interesses jornalísticos e informados que é expressamente perigoso repetir os atos mostrados, deixando claro que o pensamento do autor é semelhante ao do YT, esses vídeos são banidos para assinantes. Se isso não for revisto, o YT vai se tornar uma plataforma voltada para a imbecilização da audiência onde só se encontrarão vídeos de gatinhos, bloquinhos do Minecraft e as bobagens dos grandes youtubers da atualidade.
O YouTube está claramente ferindo a liberdade de expressão e informação com essa atitude. Tomou, unilateralmente, essa posição. Parece não ter consultado nem mesmo os anunciantes! É claro que a Volkswagen não quer ver seu anúncio junto a discursos nazistas, mas ela repele exibição em matérias jornalísticas que mostram um acidente? Duvido muito! Pra mim seria bem vantajoso para a fabricante de carros mostrar que seu modelo atual tem equipamentos de segurança de último nível. Se o YouTube não tratar seu anunciante como adulto, simplesmente tirando dele a escolha de onde exibir seus produtos, vai perder esse anunciante de vez. Enquanto isso, a plataforma de vídeos do Facebook, uma das piores em monetização, só faz crescer. E cresce justamente onde o YouTube decai: No jornalismo e na divulgação de ações de segurança pública.
Comentários