Como Dilma Ganha com a Corrupção?
Em geral, as matérias sobre a corrupção no Governo são ruins e trazem resultado negativo na popularidade imediata de quem está à frente das decisões. A avaliação positiva da presidente caiu seis pontos, embora ainda esteja com 67% de impressão de bom ou ótimo. As más notícias sobre a corrupção nos ministérios contribuem para tal, mas penso que há uma forma de transformar tudo isso em lucro futuro.
É o momento de a presidente Dilma Rousseff e o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitarem à Polícia Federal que inicie investigação profunda e sigilosa em cada um dos ministérios, com vistas a identificar, prender e expulsar do poder público qualquer um que esteja envolvido em corrupção. Seria levar o que recentemente foi feito no Ministério do Turismo a cada um dos outros ministérios. Acredito que se a presidente usasse seu primeiro ano de mandato para limpar o governo, poderia passar os outros três anos com o mínimo de incômodo de notícias negativas e o máximo de avanço nas questões que realmente interessam ao crescimento do País.
É uma adaptação do que ensina Maquiavel, limpe todo o mal agora, mesmo podendo ser ruim para si mesmo, mas goze dos benefícios de estar ao lado dos bons por um longo período. Nas palavras do pensador, "É preciso fazer o mal de uma só vez, a fim de que, provado em menos tempo, pareça menos amargo, e o bem pouco a pouco, a fim de que seja mais bem saboreado." Com a PF apresentando provas incontestáveis, vai ser difícil que os partidos da base de apoio possam se rebelar com o discurso de perseguição sem motivos sólidos. Ganha o Brasil, claro, desde que no fim o tapete da sala não fique parecendo um camelo ou um dromedário...
Comentários