Lula: Um Torcedor Preocupado


O presidente Lula solicitou à CBF que revisasse a tabela do Campeonato Brasileiro, a fim de evitar a sobreposição com os campeonatos europeus. O pedido foi feito na sexta-feira, 7 de agosto. O presidente se mostrou preocupado com o excesso de movimentações de venda e compra de jogadores durante a janela de transferências, fase em que os desportistas do futebol são negociados para compor clubes da Europa. É claro que Lula também percebeu que seu time, o Corinthians, perdeu rendimento depois que vários nomes deixaram o clube. Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, já adiantou que a CBF deve avaliar o assunto.

Nesse caso, esse humilde jornalista faz uma proposta: transformar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro numa espécie de copa e deixar o segundo turno no sistema de pontos corridos para os melhores da primeira fase. No primeiro turno, todos os times seriam dividos em chaves sorteadas e de cada grupo sairiam os dois melhores. Estes seguiriam no Brasileirão, desta vez disputando-o por pontos corridos até sair um vencedor. O resultado dos times na primeira fase seria levado em conta na pontuação inicial do segundo turno. Talvez até pudesse haver uma repescagem para os terceiros lugares da fase inicial.

Esse novo formato é o inverso do que era o Brasileirão antes do sistema de pontos e guarda a capacidade de privilegiar os times de melhor aproveitamento na competição, ao invés do velho esquema. A sugestão prevê um tempo menor de duração para a primeira fase o que gera uma vantagem para a temporada: O Brasileirão deixaria de sobrepor-se à Copa Libertadores e a Copa do Brasil poderia ser reagendada para que as disputas ocorressem entre o período dedicado à Libertadores e ao Brasileirão.

Teríamos jogos o ano inteiro, garantindo ainda as férias dos jogadores, e os times que participam da Copa Libertadores não precisariam ignorar o início do Campeonato Brasileiro por dedicação ao torneio sul-americano. Considerando ainda que o torcedor não seria mais obrigado a escolher entre ir ao estádio num jogo de um torneio ou economizar dinheiro para ver seu time numa competição mais importante, a renda geral dos clubes e da própria CBF pode até aumentar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROCURADO! GOLPISTA! THIAGO HENRIQUE DE SOUZA